Notícias

Aqui você encontra as novidades sobre o GeoPortal Bahia e o catálogo de metadados da Infraestrutura de Dados Espaciais do Estado da Bahia.

Edição 2017 do GEOPÚBLICA

Aguardem notícias sobre o GEOPÚBLICA 2017, que terá como tema

"A Geoinformação no apoio a tomada de decisão".

Geopública geoinformação

Publicado em

Congresso Brasileiro de Cartografia

A Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto - SBC, anuncia o XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia cujo tema é "A CARTOGRAFIA E A SOBERANIA NACIONAL: A CONSOLIDAÇÃO DAS FRONTEIRAS E LIMITES".

O evento será realizado na cidade do Rio de Janeiro, nas dependências da Escola Naval, situada na ilha de Villegagnon de 6 a 9 de novembro de 2017, juntamente com a XXVI Exposicarta.

Maiores informações acessar:http://www.cartografia.org.br/cbc2017

Congresso cartografia CBC

Publicado em

A democratização do acesso a Informação Geoespacial

Com o tema “A democratização do acesso à Informação Geoespacial” será realizada no dia 08 de fevereiro, no Auditório Leopoldo Amaral, na Escola Politécnica da UFBA das 9:00h ás 16:30, Ciclo de Palestra com o objetivo de disseminar a Infraestrutura de Dados Espaciais do estado da Bahia – IDE, no âmbito da Academia (UFBA).

As palestras visam a integração dos responsáveis pela formação profissional, capacitação bem como geração de geoinformação do mundo acadêmico com a da área técnica do estado produtora e usuária de geoinformação. A promoção do evento é do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e Comissão Estadual de Cartografia e Geoinformação – CECAR. As inscrições ocorrem no local do evento.

 

disseminação informação IDE UFBA CECAR

Publicado em por SEI

Perguntas

Alguma dúvida? Consulte nosso acervo de perguntas mais frequentes.

Qual o uso correto do filtro de escala?

O filtro de escala é definido no GeoPortal Bahia pela seleção da operação de comparação, “maior ou igual à” ou “menor ou igual à”, e em conjunto com a seleção do valor de referência para a comparação, “1:1.000”, “1:2.000”, “1:5.000”, “1:10.000”, “1:25.000”, “1:50.000”, “1:100.000”, “1:250.000” ou “1:1.000.000”.

O manual de conceitos básicos de cartografia do IBGE define escala numérica como: Indica a relação entre os comprimentos de uma linha na carta e o correspondente comprimento no terreno, em forma de fração com a unidade para numerador.

Como o numerador da fração que representa a escala é sempre 1, é comum referir-se a escala apenas por seu denominador, como por exemplo: “escala de 1.000.000” ou “escala de 25.000” referindo-se as escalas 1/1.000.000 e 1/25.000 respectivamente. A referência da escala apenas por seu denominador por vezes causa confusão com operadores de comparação, escalas maiores ou menores que um valor de referência ou outra escala.

Nos exemplos anteriores a “escala de 1.000.000” é menor que a “escala de 25.000”. Como o numerador é sempre 1, quanto maior denominador menor é a fração que representa a escala. Ou seja 1/1.000.000 (0,000001) é menor que 1/25.000 (0,00004).

Deste modo se o usuário selecionar a operação de comparação “menor ou igual à” e selecionar a escala “1:25.000” os metadados que aparecerão no resultado terão as escalas como “1:25.000”, “1:50.000”, “1:100.000”, “1:250.000” e outras escalas menores de 1/25.000. Para o filtro com operador de comparação “maior ou igual à” e a mesma escala de “1:25.000” serão apresentados metadados com o elemento de escala com valores “1:1.000”, “1:2.000”, “1:5.000”, “1:10.000”, “1:25.000” e outras escalas maiores que 1/25.000.

Como restrinjo a busca de metadados a uma área geográfica de interesse?

Veja se a opção “Considerar área como filtro da pesquisa” está marcada. Com esta opção marcada, sua pesquisa por metadados estará restrita à área geográfica apresentada no mapa interativo.

Se estiver usando a interface de consulta avançada, será possível selecionar o tipo de relação espacial entre a área geográfica apresentada no mapa e o metadado pesquisado. Caso não esteja usando a pesquisa avançada, a relação espacial será sempre de intersecção.

Entre em contato com o GeoPortal Bahia!

contato.geoportal@sei.ba.gov.br

Av Luiz Viana Filho, 435 - 4ª avenida, 2º andar - CAB CEP 41745-002 Salvador - Bahia

+55 (71) 3115-4797 / 3115-4793 / 3115-4780

Pesquisando um metadado

O Geoportal Bahia possui duas interfaces para pesquisar metadados.

Consulta básica

O objetivo desta pesquisa é permitir um acesso rápido do usuário à funcionalidade de consulta de metadados. Localizada no canto superior esquerdo da página inicial do Geoportal Bahia, esta pesquisa busca o texto informado em qualquer um dos elementos do metadado. Não utiliza área geográfica como filtro.

imagem

Consulta de metadados

A interface de consulta de metadados do Geoportal pode ser dividida em duas partes dispostas lado a lado.

O lado esquerdo, onde é apresentado o mapa, destina-se a inserção de filtro espacial para a consulta de metadados e visualização de eventuais metadados com apontamento para dados disponíveis como serviços de mapa.

No lado direito ficam os campos para definição dos parâmetros e filtros não espaciais para consultas de metadados e a área de apresentação de resultados das consultas.

imagem

1 Caixa de texto para digitação do nome da região (Município ou Território de Identidade) para ser usada como filtro espacial. A partir de 3 letras são listadas ao usuário as regiões que possuem parte no nome coincidindo com o texto digitado. Ao selecionar uma das regiões, a extensão do mapa é atualizada para apresentar a região selecionada.

2 Barra de ferramentas de interação com o mapa e escala de visualização. Na barra de ferramentas são apresentados os botões para as seguintes interações com o mapa:

  • imagem Arrastar: Ao ativar essa ferramenta, clique com o botão esquerdo do mouse para mover o mapa em qualquer direção.

  • imagem Seleção Inicial: Ferramenta utilizada para enquadrar o mapa no limite da Bahia.

  • imagem Aumentar Zoom: Ao ativar essa ferramenta, clique sobre um local de interesse no mapa para aproximar a visualização.

  • imagem Diminuir Zoom: Ao ativar essa ferramenta, clique sobre um local de interesse no mapa para afastar a visualização.

  • imagem Informação das Camadas: Ferramenta utilizada para visualizar os atributos da camada vetorial.

  • imagem Medir Distância: Ao selecionar esta ferramenta, escolha a unidade de medida e desenhe uma linha para mensurar um comprimento no mapa.

  • imagem Medir Área: Ao selecionar esta ferramenta, escolha uma unidade de medida e desenhe uma poligonal para mensurar uma área geográfica no mapa.

  • imagem Desfazer: Retorna à extensão espacial anterior.

  • imagem Refazer: Avança para a extensão espacial seguinte.

3 Mapa onde são apresentados o sistema de referência e as coordenadas referentes à posição do cursor sobre o mapa.

4 Lista das camadas apresentadas no mapa. São apresentados nesta lista o conjunto inicial de camadas e novas camadas eventualmente adicionadas por metadados que possuam apontamentos para serviços de mapas.

5 Botões para visibilidade da camada (olho), para apresentar as ferramentas de interação de cada camada (seta para a esquerda) e para apresentar as ferramentas de interação de todas as camadas (seta para baixo).

Pesquisa básica

5.1 Barra de ferramentas para interação com a camada com as ferramentas:

  • Zoom para a área da camada, atualiza a extensão espacial do mapa para a extensão equivalente da camada.

  • Selecionar camada – Restringe a atuação da ferramenta “Informação das Camadas” às camadas selecionadas.

  • Metadados – Apresenta os metadados da camada, caso estejam disponibilizados pelo servidor de mapas.

  • Transparência da camada – Define a opacidade da camada, sendo 0 totalmente transparente e 1 opaco.

  • Configurar a camada – Abre uma interface para configuração dos parâmetros da consulta WMS que define a camada. Nesta interface é possível configurar o formato de imagem que é solicitado ao servidor de mapas, o tipo da camada que é enviada pelo servidor (simples ou em blocos), as escalas máximas e mínimas de apresentação da camada e configurar a atualização da camada definindo um tempo de milissegundos.

  • Remover camada – Remove a camada do mapa e da lista de camadas.

5.2 Botões para as ações de esconder as ferramentas de todas as camadas (seta para cima), esconder as ferramentas de uma camada (seta para baixo), e alterar a visibilidade da camada: camada visível (olho aberto) ou camada invisível (olho fechado).

6 Caixa de texto para entrada das palavras que serão usadas como filtro na busca por metadados. Digite as palavras desejadas e clique na lupa para iniciar a busca.

7 Botão para abrir as opções avançadas de consulta.

Pesquisa básica

  • Catálogo: esta caixa de listagem permite que o usuário escolha o servidor de metadados que deseja usar com fonte da consulta. Além dos servidores cadastrados inicialmente é possível digitar o endereço de um servidor de metadados conhecido pelo usuário.

  • Região: selecione o tipo de filtro espacial para a área do mapa em relação à extensão espacial associada ao metadado. Escolha entre intercepta, para metadados incluídos ou parcialmente incluídos dentro da área apresentada no mapa principal. não intercepta, para metadados cuja referência geográfica não esteja contida ou contida parcialmente na área apresentada no mapa principal ou contém para metadados que estejam totalmente contidos na área apresentada no mapa principal.

  • Termos: em relação as palavras digitadas na caixa de texto (6), a busca por metadados poderá considerar com resultado: qualquer, metadados que contenham qualquer uma das palavras. todos, metadados que contenham todas as palavras informadas. sentença exata, toda a sentença da pesquisa.

  • Campos: selecione os campos em que a pesquisa deve ser realizada.

  • Tipo: selecione o tipo do metadado: aplicação, quando a informação é aplicável a uma aplicação ou rotina informática. produto, quando a informação é aplicável a um conjunto de dados geoespaciais, a um conjunto de dados não geográficos, a uma série ou coleção de dados, a uma folha topográfica ou subdivisão de uma informação geográfica. serviço, quando a informação é aplicável a um serviço web. outros para os demais casos.

  • Acesso Online: caso a caixa de seleção esteja marcada apenas metadados que possuam elementos do tipo online (mapas ou links disponíveis para interação com o metadado) serão apresentados no resultado da consulta.

  • Categoria: selecione uma das categorias listadas para que a consulta seja filtrada pela categoria escolhiuda. Quando o Geoportal Bahia conecta-se a um servidor de metadados, é solicitado e este servidor as categorias de metadados que foram cadastradas. Esta caixa de listagem é preenchida com a lista de categorias enviadas pelo servidor.

  • Escala: selecione as opções “Maior ou igual”, “Igual” ou “Menor ou igual” e a escala de referência para que o resultado da consulta de metadados contenha apenas resultados em escalas que atendam ao requisito informado. Lembre-se de que a escala aumenta na proporção inversa ao valor do denominador da escala, portanto uma escala de 1:1.000 é maior que uma escala de 1:1.000.000.

  • Data: a data de atualização ou criação do dado descrito pelo metadado deve estar entre os parâmetros informados.

  • Ordenar por: uma caixa de listagem e dois botões definem a ordem de apresentação do resultado da consulta. Escolha entre as opções de “Título”, “Série”, “Data de Criação”, “Data de Publicação” ou “Data de Atualização” para determinar o elemento de metadado que será usado para a ordenação e selecione um dos botões para ordenação direta ou inversa do elemento selecionado.

  • Por página: número de metadados que serão apresentados em cada página de resultado.

8 Caixa de seleção que habilita ou desabilita o uso da área apresentada no mapa principal como filtro espacial da pesquisa, ou seja, caso esteja selecionada, apenas metadados que possuam o elemento de extensão espacial cadastrado e intersectando a área do mapa principal serão apresentados no resultado de uma pesquisa.

9 Área de apresentação dos resultados das consultas de metadados.

Pesquisa básica

9.1 Placar de resultados: à esquerda o número total de metadados encontrados e os botões de paginação com os controles de ir para primeira página e ir para última página, à direita o número de páginas de resultados e o controle de saltar direto para a página desejada.

9.2 Título do metadado e logo abaixo o resumo da descrição do metadado. Este resumo é composto pelos elementos: Organização (responsável pela criação do metadado), Data de criação do dado, Data de publicação do dado, Data de atualização do dado, Resumo (descrição textual do metadado), Tipo (online ou offline), sendo online quando possuir mapas online, arquivos para download ou links associados, Categorias as quais pertence o metadado, lista de palavras chave, período de criação ou atualização do dado, escala de referência do dado e a definição do retângulo envolvente em SIRGAS 2000.

9.3 Botão para abrir os detalhes do metadado, ou seja, todos os elementos de metadado.

9.4 Botão para visualizar mapas online, caso disponíveis, no mapa principal do Geoportal Bahia.

9.5 Muda a extensão espacial do mapa principal do Geoportal Bahia para a extensão de referência do metadado.

9.6 Chama a ferramenta de impressão do navegador para imprimir uma visão HTML do metadado.

9.7 Download do metadado. Ao clicar neste botão ao menos duas opções são apresentadas ao usuário: download de arquivo PDF ou download de arquivo XML ambos sendo representações detalhadas do metadado. Caso o metadado possua elementos adicionais que possam ser referenciados por links, como aplicações ou arquivos compactados, estes elementos também serão apresentados como opções de download (arquivos) ou navegação (aplicações e páginas da internet).

9.8 Data de atualização do metadado.

10 Botão para apresentar na tela somente a área de definição do filtro espacial e resultado de consultas. Esta opção esconde a área do mapa. Após a abertura, um botão semelhante será apresentado para votar ao estado inicial da interface, que apresenta ambas as telas de mapa e pesquisa e resultados.

11 Botão para apresentar somente a área do mapa. Esta opção esconde os resultados e os parâmetros de consulta. Após a abertura, um botão semelhante será apresentado para votar ao estado inicial da interface, que apresenta ambas as telas de mapa e pesquisa e resultados.